Cupim de madeira seca - DDMares Controle de Pragas

Cupim de madeira seca

A presença de grânulos secos e duros, de coloração clara a avermelhada e até mesmo escuras, indica atividade de cupins de madeira seca. Estes grânulos são fezes, expelidas das galerias feitas na estrutura ou peça de madeira. A coloração pode variar conforme a cor da madeira. As fezes escuras (quase pretas) sugerem uma atividade ocorrida há alguns anos e que revoadas de cupins alados (reprodutores) já devem ter ocorrido; nesta fase não encontramos mais insetos e somente os danos ocasionados.

Cupim subterrâneo - DDMares Controle de Pragas

Cupins subterrâneos

Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero).
É interessante frisar, porém, que existem muitas espécies de cupins e sua fonte de alimento pode variar bastante – existem cupins que comem raízes de plantas ou fungos, por exemplo. Desta maneira, é importante saber identificar a espécie a ser controlada, diferenciando cupins que não causam prejuízos ao homem (úteis na manutenção da cadeia alimentar na natureza) dos cupins que causam danos ao patrimônio privado, histórico ou cultural do homem.
As espécies mais comuns que causam prejuízos ao homem encontradas em grandes cidades, cidades do interior e cidades litorâneas são os Coptotermes Gestrói, Heterotermes, Nasutitermes e o Sintermes.

Broca de Madeira - DDMares Controle de Pragas

Broca da Madeira

As brocas de madeira são besouros cujos ovos são depositados em peças e estruturas de madeira, bambu, cana da Índia, compensados de madeiras etc.
Ao eclodirem as larvas, estas iniciam sua alimentação criando galerias na peça de madeira infestada, e expelindo um pó fino originado desta atividade.
Quando cessa o aparecimento do pó, a larva completou seu desenvolvimento e se prepara para empupar. Após algumas semanas ou meses (dependendo da espécie), emerge o adulto e o ciclo da vida continua.
Geralmente, sua infestação não é difícil de notar, você vai encontrar um pó fino semelhante ao talco, geralmente de cor amarelada, caindo do local infestado.

 

Voltar