Ratazana - DDMares Controle de Pragas

Ratazanas (Rattus norvegicus)

O adulto possui corpo robusto com 18 a 25 cm de comprimento, podendo pesar de 250 a 600 gramas. Possuem pelos ásperos, orelhas pequenas e arredondadas, olhos de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça. As patas possuem calos lisos e membranas interdigitais, e a cauda é grossa e peluda, medindo 15 a 21 cm. São de hábito noturno e transitam com extrema cautela, sendo difícil visualizar suas atividades. Possuem um raio de ação de 30 a 45m em relação ao abrigo.
Seus ninhos geralmente se localizam em tocas ou galerias escavadas no subsolo, são excelentes escavadores construindo galerias com várias saídas, onde encontramos pelos, fezes, restos de alimentos e outros detritos .
São animais onívoros e consomem diariamente 20 a 30g de alimento por dia, que pode ser lixo orgânico, cereais, raízes e carne. Consome de 15 a 30ml de água por dia.
Geralmente encontrada à beira de córregos e rios, terrenos abandonados, jardins sem manutenção adequada, rede de esgoto e galerias fluviais, depósitos de lixo e entulhos diversos, próximo às linhas férreas.

Rato de telhado - DDMares Controle de Pragas

Rato de telhado, rato preto, rato de forro (Rattus rattus)

O adulto possui corpo esguio com 16 a 21 cm de comprimento, podendo pesar de 80 a 300 gramas. Possuel pelagem delicada e dorso preto ou cinza, orelhas e olhos grandes e salientes em relação à cabeça. As patas possuem calos estriados e sem membranas interdigitais. A cauda é fina em chicote com poucos pelos, medindo de 19 a 25cm. São de hábito noturno e escalam com extrema facilidade. Possuem um raio de ação de 30 a 60m em relação ao abrigo.
A gestação da fêmea dura de 20 a 22 dias, com 04 a 08 ninhadas por ano. Cada ninhada possui de 07 a 12 filhotes, com uma média de sobrevivência de 20 filhotes após o desmame por fêmea, por ano.
Os ninhos são geralmente acima do solo, nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias. Junto aos muros e madeiramento do telhado encontramos, muitas vezes, fezes e manchas de gordura causadas pelo atrito do corpo nestes locais.

Camundongo - DDMares Controle de Pragas

Camundongo, ratinho (Mus musculus)

O adulto possui corpo delgado com 8 a 9 cm de comprimento, podendo pesar de 10 a 21 gramas. Possuem pelagem delicada e sedosa, orelhas grandes e salientes em relação à cabeça afilada, olhos pretos e salientes de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça. As patas são escuras e sem membranas interdigitais. A cauda é fina e sem pelos, medindo de 8 a 10 cm. São de hábito noturno e escondem-se com extrema facilidade em locais estreitos e de difícil acesso. Possuem um raio de ação de 3 a 9m em relação ao abrigo.
Possui uma vida média de 12 meses, sendo sexualmente maduro entre 42 e 45 dias de idade. A gestação da fêmea dura de 19 a 21 dias, com 5 a 6 ninhadas por ano. Cada ninhada possui de 4 a 8 filhotes, com uma média de sobrevivência de 30 filhotes após o desmame por fêmea, por ano.
Os ninhos são geralmente terrestres e acima do solo, geralmente no interior de residências. Realizam seus ninhos em guarda-roupas, frestas de rodapés, prateleiras de livros e móveis em geral, onde notamos a presença de pelos, restos de alimentos, fiapos de pano, papel e outros detritos.
Escalam com facilidade abrigando-se em despensas, armários, espaços internos nas paredes e depósitos. Se alimentam de cereais, farelos, pão e queijos (3g por dia) e possuem pouca exigência quanto ao consumo de água.

 

Voltar